Seminário: “Museu Paleontológico de Maravilha 4 anos: avanços, desafios e perspectivas”.
· Atuação em uma ação de integração norteada pela metodologia da Educação Patrimonial
Realizada no dia 16 de maio deste ano. Esta ação de integração realizada junto à 9ª Semana Nacional de Museus, que teve por tema: “Museu e Memória” foi um seminário por tema: “Museu Paleontológico de Maravilha 4 anos: avanços, desafios e perspectivas”. Contamos com a presença dos coordenadores do Museu que nos ajudou na mediação desta avaliação, de duas escolas municipais- representadas por alunos, professores, coordenadores pedagógicos e direção. O momento se deu com uma exposição dos cenários que interou e intera o Museu desde 2007 até agora. Refletindo sobre Memória e patrimônio local como uma afirmação da identidade local. Após mediamos uma reflexão orientada a cerca dos Avanços, Desafios e Perspectivas que o Museu apresentou e poderá apresentar dentro de sua temporalidade. As escolas presentes apresentaram como avanço: a construção da preguiça na praça central da cidade, os fósseis encontrados e expostos a comunidade, o rico acervo do museu- com pedras, fósseis, esculturas e ferramentas paleontológicas; a presença de turistas na cidade, a diversificação da cultura a partir de um maior investimento no resgate cultural local e melhoria na infra- estrutura da cidade. Nos desafios, temos: a captação de recursos para o desenvolvimento de pesquisas e produção a cerca da história local que se perde a cada morte dos moradores antigos, formação para os professores trabalharem com a temática do museu de forma interdisciplinar, a potencialização do local como patrimônio histórico e cultural, expansão e divulgação do museu em território nacional. Nas perspectivas futuras, vimos: melhoria na economia do município, parceria sólidas com a educação para a formação dos professores, palestras contínuas, horários para atendimento e finalizando temos a ampliação e desenvolvimento do museu em território nacional, com isso proporcionando o desenvolvimento cultural e econômico do município.
Estas colocações e proposições das escolas chegam a pontos fundamentas que objetivávamos. Levar a comunidade local a refletir o que é patrimônio e a identificar a potencialidades do local para o desenvolvimento do turismo. Antes de tudo caberá o desenvolvimento de ação contínua com as escolas para a formação de professores- tendo como foco o trabalho com atemática do museu e história local em sala de aula.