Apresentação do Projeto
Tendo como foco de atuação sendo objeto de nossa pesquisa o Museu Paleontológico Otaviano Florentino Ritir- MPOFR, localizado na cidade de Maravilha-AL, inaugurado no dia 17 de maio de 2007. Por iniciativa do Profº Dr. Jorge Luiz Lopes da Universidade Federal de Alagoas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde- ICBS, DA Secretária Municipal de Educação e Prefeitura Municipal. O museu faz parte da contribuição do pesquisar que desenvolveu sua pesquisa de obtenção do título de doutor através do material coletado na cidade. Em retribuição planejou a estruturação do museu para exposição deste material a comunidade.
A partir daí passa a se desenvolver na cidade as perspectivas de crescimento a partir do desenvolvimento do turismo histórico, cultural, científico e ambiental proporcionado por estes achados arqueológicos e paleontológicos.
Com este cenário, objetivamos avaliar esta importante instituição de forma a proporcionar a reflexão junto a comunidade a cerca dos avanços desde a sua inauguração em maio de 2007, os desafios que se configuram hoje e quais são as perspectivas em um futuro/presente. Identificando assim sua relevância socialmente- ao se tratar de uma estruturação social e as possibilidades de desenvolvimento local a partir do turismo de base comunitária e sustentável e cientificamente- como espaço para atuação de um economista na avaliação das viabilidades econômicas, entre outros que aprenderemos no decorrer do curso.
Avaliamos aqui o nível de participação da comunidade como sujeitos de participação e não penas como objeto e o poder de interação do museu com a construção de uma nova dinâmica social.
(Introdução do Relatório do Projeto de Pesquisa e Integração- PPI "Maravilha: olhares do passado, do presente e do futuro".)